26 de nov. de 2011

Telejornais Filósofos Iluministas



O movimento iluminista foi marcado pela participação de muitos filósofos que se propuseram a pensar a sociedade absolutista, marcadamente autoritária e dogmática, pelo viés das "luzes da razão". Nesse movimento surgiram questões que estão presentes em nossa sociedade até os dias de hoje, tais como a enciclopédia, a divisão tripartite do poder em legislativo, executivo e judiciário, o parlamentarismo e tantas outras ideias que ganharam força a partir do século XVIII.
Nossos estudantes do 7º Ano aprofundaram seus conhecimentos sobre o período a partir da pesquisa e realização de telejornais.
Alguns dos trabalhos finais estão apresentados abaixo.
















Maquetes de Roma Antiga


A cidade antiga de Roma era composta por uma infinidade de grandes edificações que tinham por objetivo demonstrar o poder e a "civilidade" dos seus moradores.
Incorporando traços da arquitetura grega, e de outros povos que foram dominados por eles, erigiram o Coliseu, várias Thermas, o Circus Máximus, o Senado e outras belíssimas obras.
Nossos educandos do 6º Ano, após conhecerem um pouco mais da cultura romana, se dedicaram a elaboração de maquetes de alguns desses prédios e o resultado surpreendente você pode conferir abaixo.





Documentário fim da Guerra Fria


O período da Guerra Fria marcou o momento da bipolarização do mundo entre a disputa ideológica, econômica e política das grandes potências do século XX, EUA e URSS.
Para conhecer mais sobre esse período da história, os alunos do 9º Ano se dedicaram a realização de entrevistas e pesquisas. O resultado do trabalho foi apresentado em forma de documentário.
Conheça você também um pouco dessa história assistindo o vídeo abaixo.

3 de nov. de 2011

Telejornais da Colonização Espanhola



Para colocar em prática os conhecimentos adquiridos sobre o processo histórico de colonização da América espanhola os estudantes dos 7ºs Anos do Colégio Piracicabano se dedicaram a gravação de telejornais.
Mobilizaram diversas competênciais e habilidades dentre as quais as capacidades de representar por meio de pesquisas, resumos e vídeos os conteúdos estudados, além de aprenderem a produzir trabalho em grupo seguindo corretamente as instruções passadas.
O resultado você pode conferir nos vídeos abaixo. Assista e se divirta com esses pequenos artistas!





























Infelizmente alguns vídeos não puderam ser postados devido ao formato de gravação e edição.

Cartazes pela Paz



Durante as duas Grandes Guerras a propaganda foi um meio muito utilizado para convencer jovens a deixarem as suas famílias e pegarem em armas para guerrear, matando vidas e arriscando a própria vida.
Pensando nesse tema os educandos do 8º Ano se dedicaram à elaboração de cartazes em favor da paz. Os resultados surpreendentes podem ser observados nas fotos a seguir.



















Carta para a ONU



Há momentos que precisamos pensar a realidade para além do comodismo que faz com que mesmo as dificuldades diárias sejam encaradas como naturais. A fome, a miséria, a falta de acesso à educação, o desemprego são alguns dos problemas mundiais que necessitam ser pensados e resolvidos.
Partindo dessa situação global os alunos do 9º Ano se dedicaram a elaboração de propostas para solucionar algumas destas questões, principalmente o desemprego, e organizaram um cartaz/carta para enviar a Organização das Nações Unidas.




Histórias em Quadrinhos - Roma



As possibilidades de representar aprendizados adquiridos são infinitas! Que tal fazer isso por meio de histórias em quadrinhos repletas de ação e curiosidades? Foi isso que os alunos e as alunas do 6º Ano realizaram ao colocar no papel toda a criatividade que possuem criando historinhas com base na cultura romana.












Calendário Revolucionário Francês



A Revolução Francesa de 1789 estabeleceu uma mudança significativa na forma de governo do mundo criando condições para que os monarcas absolutistas fossem pouco a pouco perdendo espaço para organizações republicanas ou monarquias constitucionais.
Além disso, a revolução instituiu um novo calendário diferente daquele que o Ocidente usualmente utiliza.
Para saber mais sobre a instituição desse calendário os alunos do 7º Ano realizaram pesquisas e organizaram um exemplar do mesmo conforme as fotos a seguir demonstram.