25 de ago. de 2012

Atividade Especiais do 3º Trimestre - 3


Data final de realização da tarefa 31/08/2012

6º Ano - Atividade 3
História
1) Leia o “Pensando mais sobre o tema”, nas páginas 25 e 26 de sua apostila de História e depois responda as questões.
a) Com base no texto que você leu responda como surgiu a filosofia grega.
b) Sobre quais assuntos os filósofos costumavam discutir?
c) O que Aristóteles quis dizer quando afirmou que “procurar uma explicação e admirar-se é reconhecer-se ignorante”?

Geografia
           1) Um dos desastres naturais que afetam a litosfera com certa frequência são os deslizamentos de terra ocasionados em períodos de chuvas intensas. Certamente você já viu na televisão algumas áreas em que ocorreram deslizamentos de terras.
a)      Em que época do ano isso aconteceu (verão/inverno)? Quais foram as causas? E as consequências?
b)      Ocorrem deslizamentos de terra em nossa cidade? Por quê?
c)       Houve algum deslizamento que ficou marcado em sua memória? Explique.



7º Ano - Atividade 3
História



1)      Você está estudando sobre o Brasil indígena. Com base neste tema responda as questões abaixo:
a)      Por que os nativos da América foram chamados de índios?
b)      Por que o continente onde moramos é chamado de América?
 c)      Chamamos todos os nativos brasileiros de índios. Podemos chamá-los assim? Eles são todos iguais? Justifique sua resposta.

Geografia
1)      Observe atentamente os gráficos presentes na página 26 de sua apostila de Geografia e depois responda as questões abaixo:
 a)      De acordo com as tabelas, qual é o parceiro comercial mais importante do Brasil?
b)      Qual é o principal parceiro do Brasil dentro da América do Sul?
c)       Quais são os principais parceiros comerciais do Brasil na Ásia?
d)      Quais são os países europeus que mais compram produtos brasileiros?

8º Ano - Atividade 3
História



1)      Escolha um dos viajantes abaixo e faça uma pesquisa sobre ele seguindo o roteiro proposto.

Alexander von Humbolt
August Saint-Hilaire
Johann Baptiste von Spix
Charles Darwin
Henry M. Stanley
David Livingstone


Onde nasceu o viajante?

Por quais lugares ele viajou?

Qual a sua formação profissional?

Que descobertas ele fez em suas viagens?

Como eram seus relatos de viagem?



Geografia
 1) Realize uma pesquisa sobre a China seguindo o roteiro abaixo.
a) Qual a população desse país?
b) Qual é a base de sua economia?
c) O que são as ZEEs (Zonas Econômicas Especiais)?
d) Quais sãos os maiores problemas enfrentados por esse país?


9º Ano - Atividade 3
História
1)      Faça uma pesquisa sobre os conflitos que envolveram o estado de Israel de acordo com o quadro a seguir:
a) O que foi a Guerra dos 6 dias?
b) O que foi a Guerra do Yan Kippur?
c) Explique a Guerra árabe-israelense.

22 de ago. de 2012

Duck And Cover (1951) Guerra Fria



No contexto da Guerra Fria os EUA produziram uma série de vídeos e desenhos ensinando as crianças a se protegerem, em caso de ataques soviéticos.
Esse videozinho, embora esteja em inglês e sem legendas, ajuda-nos a compreender como que esse período esteve marcado pela ameaça de uma guerra nuclear.
Confira, é imperdível!!!

18 de ago. de 2012

Atividades Especiais do 3º Trimestre - 2



Data final de realização da tarefa 24/08/2012

6º Ano - Atividade 2
História
1)     Realize uma pesquisa sobre a A Ágora de Atenas e depois responda as questões propostas a seguir:

a)      O que era a Ágora?
b)      Quer eram os metecos e o que eles faziam em Atenas?
c)       Como eram recebidos os estrangeiros em Atenas?

Geografia

1)      Faça uma pesquisa sobre os tremores de terra (TERREMOTOS) que já ocorreram no Brasil seguindo o roteiro abaixo.
a)      Em quais regiões eles já ocorreram?
b)      Eles ocasionaram algum desastre natural?
c)      Houve vítimas? Quantas?
7º Ano - Atividade 2
História
1) Acesse o site abaixo e realize uma pesquisa sobre o calendário maia seguindo o roteiro proposto.
a) Explique como funcionava o calendário maia.
b) Como os maias viam o tempo? Justifique.
c) Podemos afirmar que de acordo com o calendário maia o mundo realmente acabará em 2012? Por quê?
Geografia
1)      Observe atentamente o mapa “Distribuição espacial da indústria brasileira” na página 10 de sua apostila de Geografia e depois responda:

a)      Cite três unidades da federação com grande concentração industrial.
b)      Qual é a região brasileira com menor concentração de indústrias?
c)       Como estão distribuídas as indústrias em nossa unidade da federação? Justifique a sua resposta.
d)      Estabeleça uma relação entre a concentração industrial dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais com os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em qual unidade da federação há mais indústrias? Por quê?
8º Ano - Atividade 2
História
1)      Leia o “Pensando mais sobre o tema”, na página 19 de sua apostila de História, e depois responda as questões.
a) O que foi a teoria do Darwinismo social? O que ela propunha?
b) O que defendia o francês Jules Ferry sobre as raças?
c) O historiador Pierre Brocheux tem uma visão diferente daquela defendida pelo advogado Jules Ferry? Por quê?

Geografia

1) Observe atentamente os mapas na página 21 de sua apostila de Geografia e depois responda as questões.
a) Quais são os países asiáticos que enfrentam maiores problemas com a fome?
b) A fome no mundo está associada a vários fatores. Abaixo levante alguns desses problemas.
c) O que você poderia fazer para combater a fome no mundo?
d) De acordo com o mapa que você analisou é possível dizer que o Brasil também enfrenta problemas com a fome? Justifique sua resposta propondo ações para resolver esse problema.
9º Ano - Atividade 2
História
1) Leia o registrando ideias, na página 7 de sua apostila de História e depois responda as questões:
a) O que significa a expressão Cortina de ferro, no contexto da Guerra Fria?
b) De que modo Stalin respondeu as palavras de Churchill?

2) Após analisar com atenção o Pensando mais sobre o tema, na página 11 de sua apostila de História, responda as questões abaixo.
a) Qual a discussão feita no primeiro texto?
b) Qual a discussão feita no segundo texto?
c) Qual o tema central no terceiro texto?
Geografia

1) Analise o mapa Europa - Físico que se encontra no material de apoio da sua apostila
de Geografia e depois complete o quadro abaixo com as informações:
Como é o território da Suíça?
 Que cadeia de montanhas aparece no território suíço?
Qual a atitude máxima do território islandês?
Como é o território norueguês?

Qual a característica marcante da Islândia?


15 de ago. de 2012

Os Impérios Incas e Maias Vistos do Céu - Parte 1.


Os Impérios Incas e Maias Vistos do Céu - Parte 2

Os Impérios Incas e Maias Vistos do Céu - Parte 3

Os Impérios Incas e Maias Vistos do Céu - Parte 4

Os Impérios Incas e Maias Vistos Do Céu - Parte Final

Civilizações Secretas - Maias, Astecas E Incas



Vídeo muito interessante sobre os povos pré-colombianos!!!

9 de ago. de 2012

Fusos horários




Que tal compreendermos direitinho os fusos horários e a Linha Internacional da Data?
Para isso disponibilizo esse vídeo muito bacana.
Divirta-se e aprenda cada vez mais!

Entendendo o Sol da meia-noite





Turminhas encontrei esse videozinho que ajuda-nos a compreender o fenômeno conhecido como o Sol da Meia Noite.
Aproveite para entender melhor sobre esse tema!

Atividades Especiais 3º Trimestre - 1

Atenção: conforme mencionado com vocês em sala de aula passaremos agora a um novo formato em nossas tarefas do blog do Eddye.
Utilize seu caderno de História para responder as questões de história e o de Geografia para as de geografia.
Não precisa copiar as perguntas, mas lembre-se de anotar qual a questão que está respondendo.
O visto será dado na sala de aula na sexta-feira da respectiva semana.
Abraços e bom aprendizado!



Data final de realização da tarefa 17/08/2012


6º Ano - Atividade 1

História

Assista aos vídeos sobre a Grécia antiga e depois responda as questões.






1) De acordo com o vídeo onde viveram os gregos antigos?

2) O que era o ideal de beleza para os gregos?

3) Explique o que eram as pólis.

4) Qual a importância das olimpíadas para os gregos? Por que e para quem eles as realizavam? Eram parecidas com as olimpíadas de hoje?

Geografia

Realize uma pesquisa sobre o tsunami que ocorreu no Japão em 2011 e depois responda as questões abaixo:
1)O que provocou o tsunami?
2) Que região do Japão foi atingida pelo tsunami?
3) O que pode provocar um tsunami?
4) De que modo as pessoas podem se prevenir dos tsunamis?

7º Ano - Atividade 1
História
Realize uma pesquisa sobre os povos maias, astecas e incas e depois responda as questões abaixo:

1) Quais eram as principais cidades maias?

2) Quais foram as fases de expansão do Império Inca?
3)  Qual era a importância da guerra para os astecas?
Geografia
   Leia atentamente o texto “O sucesso tardio da indústria no Brasil”, na página 5 de sua apostila de Geografia e depois responda as questões abaixo:
1) Sobre o que trata o texto? Explique.
2) Por que a Embraer é considerada uma empresa que se formou tardiamente?
      3) Qual foi o primeiro avião a ser comercializado pela Embraer?

8º Ano - Atividade 1

História

Analise atentamente a obra American progress de John Gast, que se encontra na página 4 de sua apostila de História, e depois responda as questões abaixo:

1) Descreva detalhadamente a imagem.
2) Quais elementos do quadro indicam a relação entre a imagem e a Teoria do Destino Manifesto?
3) Explique como a obra analisada ilustra a ideia de ocupação do Oeste como um processo civilizador (defendido como a obrigação de levar o progresso àquelas regiões “tão selvagens”).
Geografia

Consulte o mapa ÁSIA- TIPOS CLIMÁTICOS, na página 8 de sua apostila de Geografia e depois complete o quadro abaixo:

Principal clima da Ásia.



Clima predominante no extremo norte do continente.



Esse clima predomina na Índia e em parte da China.



Clima típico da Cordilheira do Himalaia



9º Ano - Atividade 1

História
Pesquise e descubra o que foi a Guerra do Vietnã.

1) Em que período ela ocorreu?
2) Quais as nações que estiveram envolvidas?
3) Que fatores levaram à guerra?
4) Quem saiu vitorioso com o conflito?
Geografia

Realize uma pesquisa sobre o fenômeno conhecido como Sol da meia noite, seguindo o roteiro abaixo:
1) Explique o fenômeno.
2) Em que regiões do mundo o fenômeno ocorre?
3) Considerando o fenômeno que você explicou acima, comente sobre a Noite polar.
4) Cite pelo menos 3 países no mundo onde ocorrem os fenômenos que você descreveu nas questões anteriores.