Data
final de realização da tarefa 24/08/2012
6º
Ano - Atividade 2
História
1) Realize uma pesquisa sobre a A Ágora de Atenas e depois responda as questões propostas a seguir:
a) O
que era a Ágora?
b) Quer
eram os metecos e o que eles faziam
em Atenas?
c) Como
eram recebidos os estrangeiros em Atenas?
Geografia
1)
Faça uma pesquisa sobre os tremores
de terra (TERREMOTOS) que já ocorreram no Brasil seguindo o roteiro abaixo.
a) Em quais regiões eles já ocorreram?
b) Eles ocasionaram algum desastre
natural?
c) Houve vítimas? Quantas?
7º
Ano - Atividade 2
História
1) Acesse o site abaixo e realize uma pesquisa sobre o calendário maia seguindo o roteiro proposto.
a) Explique como funcionava o calendário maia.
b) Como os maias viam o tempo? Justifique.
c) Podemos afirmar que de acordo com o calendário maia o mundo realmente acabará em 2012? Por quê?
Geografia
1)
Observe
atentamente o mapa “Distribuição espacial da
indústria brasileira” na página 10 de sua apostila de Geografia e depois
responda:
a)
Cite três unidades da federação com grande concentração
industrial.
b)
Qual é a região brasileira com menor concentração de
indústrias?
c)
Como estão distribuídas as indústrias em nossa unidade
da federação? Justifique a sua resposta.
d)
Estabeleça uma relação entre a concentração industrial
dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais com os estados de Mato
Grosso e Mato Grosso do Sul. Em qual unidade da federação há mais indústrias?
Por quê?
8º
Ano - Atividade 2
História
1)
Leia o
“Pensando mais sobre o tema”, na página 19 de sua apostila de História, e
depois responda as questões.
a) O que
foi a teoria do Darwinismo social? O que ela propunha?
b) O que
defendia o francês Jules Ferry sobre as raças?
c) O
historiador Pierre Brocheux tem uma visão diferente daquela defendida pelo
advogado Jules Ferry? Por quê?
Geografia
1) Observe
atentamente os mapas na página 21 de sua apostila de Geografia e depois
responda as questões.
a) Quais são os países asiáticos que enfrentam maiores
problemas com a fome?
b) A fome no mundo está associada a vários fatores. Abaixo
levante alguns desses problemas.
c) O que você poderia fazer para combater a fome no mundo?
d) De acordo com o mapa que você
analisou é possível dizer que o Brasil também enfrenta problemas com a fome?
Justifique sua resposta propondo ações para resolver esse problema.
9º
Ano - Atividade 2
História
1) Leia o registrando ideias, na página 7
de sua apostila de História e depois responda as questões:
a) O que
significa a expressão Cortina de ferro, no contexto da Guerra Fria?
b) De que modo Stalin respondeu
as palavras de Churchill?
2) Após
analisar com atenção o Pensando mais sobre o tema, na página 11 de sua apostila
de História, responda as questões abaixo.
a) Qual a discussão feita no
primeiro texto?
b) Qual a discussão feita no
segundo texto?
c) Qual o tema central no
terceiro texto?
Geografia
1)
Analise o mapa Europa - Físico que se encontra no material de apoio da sua
apostila
de Geografia e depois complete o quadro abaixo com as informações:
Como é o território da Suíça?
Qual a atitude máxima do território islandês?
Como é o território norueguês?
Qual a característica marcante da Islândia?
Qual a característica marcante da Islândia?